O voleibol foi criado no ano de 1895 pelo americano William C.Morgan!
As equipas femininas só puderam participar no Campeonato Mundial de Voleibol em 1952.
O Voleibol Feminino
Como se joga?
O voleibol é um desporto colectivo que se joga com uma bola num campo rectangular (18m x 9m) dividido em duas partes iguais por uma rede (com 2,24m de altura para equipas femininas e 2,43m de altura para equipas masculinas) e com seis jogadores em cada lado do campo.
Este desporto tem como objectivo enviar a bola por cima da rede de modo a colocar a bola no chão do campo adversário para realizar o ponto.
Os seis jogadores de cada equipa em campo estão posicionados em seis zonas diferentes, nomeadamente:
> nas zonas 1, 6 e 5, zonas de defesa (atrás dos três metros)
>nas zonas 4, 3 e 2, zonas de ataque (entre a linha dos três metros e a linha central do campo).
Sempre que uma equipa ganha o serviço, faz uma rotação no sentido dos ponteiros do relógio e o jogador que ficar na zona 1 realiza o serviço.
Para jogar esta modalidade de forma correcta existem vários gestos técnicos a utilizar, entre eles:
- o passe (toque de dedos à frente e a cima de cabeça)
Um jogo inicia-se com o serviço, o qual vai enviar a bola por cima da rede para o campo adversário.
A equipa que recebe a bola do serviço pode dar no máximo três toques na bola, nos quais se devem utilizar os gestos técnicos desta modalidade, e ao realizar o terceiro toque a bola deve ser enviada, por cima da rede, para o campo adversário.
Cada jogador não pode dar dois toques consecutivos na bola.
A jogada termina quando a bola toca no chão ou em algum objecto ou obstáculo, sendo ponto da equipa contrária do jogador que por último jogou a bola.
Cada jogo é constituído por um mínimo de três e um máximo de cinco “sets”, sendo declarada vencedora a equipa que primeiro vencer três “sets”. Um “set” termina quando uma equipa chegar aos 25 pontos e tiver uma diferença de pelo menos dois pontos relativamente à outra equipa; se esta diferença for inferior a dois pontos, prolonga-se o “set” até a diferença atingir os dois pontos, não havendo nenhum limite relativamente ao número máximo de pontos.
Algumas regras básicas do voleibol incluem:
a proibição de tocar na rede com o corpo,
jogar a bola pelo lado de fora da vareta,
mandar a bola para fora do campo,
transportar a bola
e calcar a linha do fundo do campo na realização do serviço. Quando um jogador comete uma destas faltas, a equipa adversária ganha ponto directo.